Valência

06-06-2014 15:10

Banco credor chega a acordo sobre dívida com investidor Peter Lim

O acordo permite ao banco recuperar integralmente os 320 milhões de euros que emprestou ao clube de futebol espanhol.
Banco credor chega a acordo sobre dívida com investidor Peter Lim

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

A entidade financeira Bankia acordou com o investidor de Singapura Peter Lim uma reestruturação da dívida do Valência, que permite ao banco recuperar integralmente os 320 milhões de euros que emprestou ao clube de futebol espanhol.

Tanto em dezembro, quando Peter Lim fez a primeira oferta de compra pelo Valência, como em maio - data da última oferta - os termos da proposta dedicavam cerca de 125 milhões de euros para efeitos de quitação da dívida.

O presidente do Valencia CF, Amadeo Salvo, reconheceu que a oferta do magnata de Singapura não se tinha alterado - entre dezembro e maio - no que dizia respeito aos montantes dedicados à dívida ao banco, pressupondo assim que o Bankia teria de aceitar perdas de cerca de 40 por cento do dinheiro emprestado.

No entanto, a 16 de maio - véspera da decisão de venda do Valência a Peter Lim - o Bankia fez saber aos investidores que não iria aceitar que o negócio contemplasse qualquer quitação de dívida.

Na prática, o Bankia manteve a sua decisão de não incluir a dívida no negócio, anunciando hoje que fez um acordo paralelo com a Meriton Holdings (de Peter Lim) para reestruturar a dívida (320 milhões de euros emprestados ao Valência CF e à sua Fundação).

"A Meriton Holdings fez uma oferta forte, que inclui um plano de negócios exequível, consistente e credível para o Valencia CF, o que permite uma reestruturação sustentável no longo prazo da atual dívida do Valencia CF. Isto traz estabilidade financeira no longo prazo e uma plataforma sólida para fortalecer o clube", escreve o Bankia.

A transação está estruturada "de forma a permitir ao Bankia a possibilidade de recuperar na íntegra todos os fundos emprestados no passado ao clube e à sua Fundação VCF, num total de cerca de 320 milhões de euros".

No Valência CF jogam os portugueses João Pereira e Ricardo Costa (ambos internacionais). O clube também detém o passe do avançado Hélder Postiga.

Conteúdo publicado por Sportinforma com Lusa