O Real Madrid passou por Lisboa. Não houve nenhum jogo particular, nem sequer negociações com vista a uma eventual transferência, mas duas das grandes figuras do clube “merengue” estiveram na capital portuguesa esta quinta-feira.

Se o nome de José María García, Diretor de Recursos Humanos do Real Madrid, pode não chamar particularmente a atenção, o nome de Emilio Butragueño, um dos melhores jogadores da história dos “merengues”, já conta outra história. Os dois foram os oradores de serviço na Master Class organizada pela Universidade Europeia, em Lisboa, que teve como tema as “Competências Profissionais no Setor do Desporto”.

“É um prazer voltar a Lisboa. Aqueles que gostam de futebol sabem que temos muito boas recordações desta cidade, que já está ligada à história do Real Madrid e que nunca vamos esquecer”, começou por dizer Butragueño, relembrando a final da Liga dos Campeões conquistada no Estádio da Luz no último dia 24 de maio.

Emilio Butragueño ocupa atualmente o cargo de Diretor das Relações Institucionais do clube “merengue” e aproveitou a palestra para promover a Escola Universitária Real Madrid, que oferece mestrados voltados para a gestão desportiva. Já José Maria García focou o discurso nas competências necessárias para ingressar numa carreira de sucesso ao nível do desporto.

No final, houve tempo para algumas perguntas dos jornalistas e Butragueño até fez uma pequena projeção da final do Campeonato do Mundo.

“A Alemanha tem um estilo de jogo algo parecido com o da Espanha, e a verdade é que mereceu chegar à final, depois de uma meia-final fantástica contra o Brasil. A Argentina mostrou que é uma seleção muito competitiva, que concede muito poucas oportunidades de golo. Não sofreu nenhum golo nos três últimos jogos, isso diz muito da sua estrutura defensiva. Prevê-se uma final muito equilibrada”, disse Butragueño, que se recusou a falar nas dificuldades físicas de Cristiano Ronaldo ao longo do Mundial.