O tribunal espanhol que está a julgar o futebolista Lionel Messi por alegada fuga ao fisco rejeitou o pedido dos procuradores públicos, no sentido de deixar cair as acusações, e manteve o processo em curso.

O avançado argentino do Barcelona, da primeira liga espanhola, e o seu pai, Jorge Horacio Messi, foram acusados, no ano passado, de não terem pagado 4,16 milhões de euros em impostos, correspondentes às suas receitas de direitos de imagem, entre 2007 e 2009, através da criação de uma rede de empresas com sede no Belize e Uruguai.

Lionel Messi e o seu pai negaram quaisquer malfeitorias e apontaram o dedo a um antigo agente do jogador, numa inquirição em setembro, no tribunal de Gava, subúrbio de Barcelona, onde o argentino reside.

Baseados no testemunho do internacional argentino, os procuradores pediram o arquivamento do processo, mas o tribunal considerou que Messi pode ter “tido conhecimento ou dado consentimento” aos procedimentos ilegais, razão pela qual decidiu seguir para julgamento.

O jogador, quatro vezes considerado o melhor do Mundo pela FIFA, é o quarto desportista mais rico do mundo, segundo a tabela da Forbes, revista de economia e negócios com projeção mundial, que noticiou receitas, durante 2013, de 65 milhões de euros.

Segundo a mesma fonte, Messi ganhou 10,17 milhões de euros em direitos de imagem entre 2007 e 2009.

Apesar dos processos judiciais, o argentino continua ligado a campanhas publicitárias de monta, nomeadamente com a empresa de artigos desportivos Adidas e com a produtora de jogos de computador EA Sports.