O Atlético de Madrid está em risco de descer de divisão . Os ‘colchoneros’ não respeitaram o limite de gastos com o seu plantel para a época 2014/15 e podem vir a descer de divisão.

O Regulamento de Controlo Económico atribui a cada equipa um valor máximo de gastos para a temporada com base nas receitas de cada clube. A partir dai, um clube espanhol não pode exceder o limite imposto pela Liga Espanhola senão pode ser sancionado com penas que vão desde proibição de inscrição de jogadores até à descida de divisão.

O Atlético de Madrid tem um limite imposto de 80 milhões de euros (que pode passar a 100 milhões devido à equipa técnica) e está, atualmente, acima do valor máximo imposto pela Liga Espanhola. Caso a situação do clube se mantenha, os ‘colchoneros’ correm o risco de descer de divisão. O clube de Madrid tem até dia 1 de setembro para regularizar a situação para evitar qualquer tipo de punição.

Real Madrid e Barcelona, clubes que investiram mais do que o Atlético de Madrid, podem gastar ainda mais dinheiro. A maior liberdade financeira dos dois clubes deve-se ao número elevado de receitas (bastante acima dos valores do Atlético de Madrid). De acordo com o Regulamente de Controlo Económico, quanto maiores forem as receitas, maior o teto atribuído pela Liga.

Para diminuir os valores, os campeões espanhóis estão empenhados em transferir para equilibrar a balança. Cristian Rodriguez, Insúa e Alderweield são três dos nomes que podem estar de saída do Vicente Calderón.

Contudo, apesar de já terem excedido os gastos permitidos, o Atlético de Madrid ainda está no mercado com a intenção de comprar o internacional suíço Shaqiri.