O "mestre do futebol" Luis Aragonés, que deu o primeiro título europeu à Espanha, tem desde hoje uma estátua de pedra em forma de bola a recordar a sua figura no bairro madrileno de Hortaleza.

"A autarquia de Madrid a D. Luis Aragonés, ilustre habitantes de Hortaleza e mestre do futebol, em reconhecimento ao seu legado", diz a placa, descerrada perante inúmeras figuras do desporto espanhol, incluindo representantes do "seu" Atlético de Madrid, no qual jogou e treinou, e do Real Madrid, que representou enquanto futebolista.

Entre as suas conquistas, destaque para o título da Espanha no Campeonato da Europa de 2008, o campeonato de Espanha em 1977 e a Taça Intercontinental em 1974, ambos pelo Atlético de Madrid, pelo qual foi ainda três vezes campeão enquanto jogador.

"Fico emocionado ao ver como as pessoas se recordam dele. Este ato fará com que seja ainda mais lembrado, que a sua memória perdure. Foi um jogador emblemático e um treinador carismático", resumiu Enrique Cerezo, presidente do Atlético de Madrid.

Luis Aragonés morreu a 1 de fevereiro deste ano, aos 75 anos.