Javier Tebas, presidente da Liga de Futebol Profissional espanhola (LFP), assegurou que o Barcelona e o Espanhol, clube da mesma cidade, poderão ser excluídos das competições oficiais caso a Catalunha se torne independente.

"O Barcelona e o Espanhol não jogariam a Liga Espanhola se a Catalunha se tornar independente. E não o fariam pelos seguintes motivos: a lei do desporto reconhece, numa cláusula adicional, que apenas há um Estado não espanhol que pode jogar a Liga ou as competições oficiais espanholas e esse país é Andorra", disse o dirigente em declarações ao programa radiofónico "Onda Cero".

O responsável pelo futebol no país vizinho explica que, para isso acontecer, é necessário alterar a lei: "para essa modificação [se processar] teria que haver uma modificação [da lei] no Parlamento e seria preciso verificar se o setor [a Catalunha] afetado estaria de acordo ou não", explicou depois.

Estas declarações surgem numa altura em que há um referendo marcado pelo Governo Autónomo catalão, para 9 de novembro, onde se votará o direito à autodeterminação da região. No entanto, o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy vetou o referendo, afirmando que este é ilegal, baseado no princípio de que esta decisão apenas poderá ser tomada por todos os espanhóis e não por uma única região.