O futebolista português Cristiano Ronaldo, o hispano-brasileiro Diego Costa e o mexicano Carlos Vela são os três candidatos ao prémio de melhor avançado da primeira liga espanhola da época passada, 2013/14.

Cristiano Ronaldo, avançado do Real Madrid, foi o máximo artilheiro na prova, com 31 golos em 30 partidas. Além dos golos, que lhe valeram uma média superior a um golo por jogo, Ronaldo rematou 216 vezes à baliza na época passada.

Diego Costa, autor de 27 golos, foi um jogador decisivo no título de campeão conseguido na época passada pelo Atlético de Madrid, antes de se transferir para o Chelsea, de Inglaterra, enquanto o mexicano Carlos Vela marcou 16 golos pela Real Sociedad.

Os nomeados para melhor avançado da liga espanhola 2013/14 juntam-se aos finalistas nas categorias de melhor guarda-redes (Keylor Navas, Willy Caballero e Thibaut Courtois), melhor defesa (Sérgio Ramos, Filipe Luís e Miranda), melhor médio (Gabi, Modric e Busquets) e melhor médio ofensivo (Iniesta, Rakitic e Koke).

Os vencedores das várias categorias serão anunciados na Gala dos Prémios LFP 2014, que se realiza a 27 de outubro.