O Bernabéu recebe sábado mais um apaixonante clássico entre Real Madrid e FC Barcelona, um duelo entre os “incontornáveis” Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, mas de muitos outras “estrelas”, como Neymar, Kroos, James, Cláudio Bravo e... Luis Suarez.

O internacional português Cristiano Ronaldo apresenta-se com 15 golos na prova, um recorde histórico para as primeira oito jornadas da Liga espanhola, os mesmos que somam, em conjunto o argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar.

A impressionante pontaria do “capitão” da seleção lusa, esta época muito mais ponta de lança do que extremo, “esbarra”, porém, na inviolabilidade do guarda-redes mexicano, que, volvidos oito jogos, ainda não sofreu um mísero tento.

Em termos numéricos é o confronto entre o melhor ataque, o do Real Madrid, com 30 golos (com nove sofridos), e a melhor defesa, a do FC Barcelona, que não concedeu nenhum, num perfeito 22-0 ao qual só faltou um tento em Málaga para equivaler também ao máximo de pontos.

O “Barça” surge, ainda assim, isolado, quatro pontos à frente do Real Madrid (terceiro, a um ponto do Sevilha), que já perdeu dois jogos, no reduto da Real Sociedad (2-4, sem Ronaldo) e na receção ao Atlético de Madrid (1-2).

No Bernabéu, o Real Madrid vai surgiu, porém, desfalcado de uma das suas grandes armas ofensivas, o galês Gareth Bale, lesionado, enquanto, em sentido contrário, o “Barça” vai poder utilizar, pela primeira vez, o seu reforço de 81 ME.

Cumprido o penoso castigo de que foi vítima por ter mordido o italiano Chiellini no Mundial2014, Suarez, “Bota de Ouro” pelo Liverpool em 2013/14, juntamente com Ronaldo, pode, finalmente, participar em jogos oficiais e formar, com Messi e Neymar, um temível trio atacante no conjunto catalão.

A decisão caberá ao treinador Luis Enrique, que cumprirá o seu primeiro clássico, ele que, enquanto jogador, trocou o Real Madrid pelo FC Barcelona, tendo, por exemplo, marcado aos “merengues” no célebre jogo do regresso de Figo ao Nou Camp.

Do lado do Real Madrid, estará pelo segundo ano consecutivo o italiano Carlo Ancelotti, que levou o conjunto “merengue” ao tão ansiado 10.º título europeu, mas falhou internamente, sendo que perdeu os dois jogos com o “Barça” para a Liga, vencendo, porém, os catalães na final da Taça do Rei.

Além de Luis Suarez e Claudio Bravo, o FC Barcelona deverá estrear mais jogadores no clássico, nomeadamente o central francês Mathieu e o médio croata Rakitic.

Por seu lado, o Real Madrid também apresentará novos elementos, nomeadamente o alemão Toni Kroos e o colombiano James Rodriguez, com o mexicano Javier “Chicharito” Hernandez à estreita, de poder marcar ao compatriota Bravo.

As estrelas maiores são, porém, Ronaldo, com os seus 21 golos nos 15 jogos de 2014/15, e Messi - melhor marcador do clássico e a um tento do recorde da Liga -, que, em 13 jogos na presente época, apontou 11 tentos e fez 11 assistências.

À nona jornada, o clássico não decidirá nada, mas, em caso de triunfo, o FC Barcelona, que venceu cinco vezes nas últimas nove visitas ao Bernabéu para o campeonato, ganhará uma confortável vantagem de sete pontos sobre os “merengues”.

Por seu lado, e ganhando, o Real Madrid colocar-se-á a apenas um ponto, o que poderá ser determinante em termos psicológicos, para uma equipa que sofreu muito cedo dois desaires e tem falhado face aos melhores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.