O futebolista português Cristiano Ronaldo chega ao clássico de sábado com o FC Barcelona no seu melhor momento de sempre no que respeita a golos: soma 21 nos primeiros 15 jogos da época.

Num início de temporada de recorde, o “capitão” da seleção lusa tem estado, sobretudo, inspirado na Liga espanhola, prova em que contabiliza 15 tentos, um recorde à oitava jornada (o anterior datava de 1943/44), em apenas sete jogos.

Cristiano Ronaldo parece infalível, tendo marcado em todos os últimos oito jogos dos “merengues”, à espantosa média de dois por encontro, isto incluindo um “póquer” e dois “hat-tricks”, entre a quarta e a sétima jornadas.

Nos 15 encontros disputados em 2014/15, Ronaldo só não marcou em três, mas em nenhum cumpriu os 90 minutos, nos dois da Supertaça espanhola, com o Atlético de Madrid (45+45), e no particular da seleção lusa em França (76).

A temporada começou da melhor maneira para o “7” dos “merengues”, que, a 12 de agosto, em Cardiff, marcou os dois golos com que o Real Madrid bateu os compatriotas do Sevilha por 2-0 e venceu a Supertaça Europeia.

Seguiu-se a Supertaça da Espanha e Cristiano Ronaldo apenas atuou meia parte em cada um dos jogos, os primeiros 45 minutos no Bernabéu (1-1) e os segundos no Vicente Calderon (0-1), não evitando que o Atlético de Madrid arrebatasse o troféu.

No campeonato, o jogador português entrou a marcar, com um tento sobre a hora face ao Córdoba, a selar um 2-0 caseiro, para, depois, falhar o desaire no reduto da Real Sociedad (2-4), bem como a estreia lusa na corrida ao Euro2016.

Após a paragem, Cristiano Ronaldo marcou, de penálti, ao Atlético de Madrid, mas os “colchoneros” voltaram a impor-se, agora para o campeonato, vencendo fora por 2-1.

Na Liga dos Campeões, prova em que bateu a época passada o recorde de golos, com 17, o português também começou com um tento, na goleada por 5-1 ao Basileia, de Paulo Sousa.

A “máquina” aqueceu e, nos cinco encontros seguintes, Cristiano Ronaldo esteve “intratável”, com 12 golos.

A série começou a 20 de setembro, com um “hat-trick” na casa do “Depor” (8-2), e prosseguiu, três dias depois, com um “póquer”, ajudado por dois penáltis, ao Elche (5-1), e mais um tento, a 27, no reduto do Villarreal (2-0).

Também de penálti, num jogo em que falhou outro, Ronaldo faturou no reduto do Ludogorets (2-1), na “Champions”, para, no regresso ao campeonato, marcar três ao Athletic (5-0).

Na seleção lusa, o “capitão” ficou em branco em França (1-2), num particular em que foi substituído aos 76 minutos, mas, a sério, na Dinamarca, “voou” e cabeceou para a vitória lusa (1-0), na corrida ao Euro2016, aos 90+5 minutos.

Seguiu-se a oitava ronda da Liga espanhola e um “bis” ao Levante (5-0) e, na quarta-feira, o primeiro tento em Anfield Road, no triunfo por 3-0 face ao Liverpool, para a “Champions”, passando a contar três na presente edição.