O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) deu provimento ao recurso apresentado pelo Real Madrid contra a suspensão de três meses imposta a Zinedine Zidane, por falta de habilitações para treinar.

Zidane foi castigado pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e, posteriormente, viu a suspensão confirmada pelo Comité de Recurso.

Hoje, o Conselho Superior dos Desportos (CSD) confirmou a decisão do TAS, que a 31 de outubro já tinha concedido uma suspensão cautelar da sanção imposta ao treinador e antigo internacional francês.

Zidane tinha sido castigado com três meses pelo juiz único da competições da RFEF, Francisco Rubio, a 27 de outubro, por este considerar que estava a exercer funções de treinador sem as habilitações necessárias.

O ex-jogador foi denunciado à RFEF pelo diretor da Cenafe Escolas, Miguel Galán, com este a acusar em agosto Zidane de ter o papel de primeiro treinador do Castilla (equipa B do Real Madrid) sem ter o título necessário.

Na ocasião, o juiz impôs o mesmo castigo a Santiago Sánchez, por ceder funções a Zidane, quando está oficialmente registado como treinador principal do Castilla.

Na época anterior, Zidane fez parte da equipa técnica do italiano Carlo Ancelotti na equipa proincipal do Real Madrid e transitou na atual para a filial, que disputa o grupo II da segunda divisão B, ocupando o nono lugar da tabela classificativa.

Após o castigo, a Federação Francesa de Futebol (FFF) mostrou o seu apoio a Zidane e remeteu para a RFEF a documentação que demonstra que o ex-jogador está a tirar o curso de treinador.

A decisão de hoje do TAS permitirá que Zidane dirija desde o banco o jogo entre o Castilla e o Tuledano, no domingo.