O Ministério espanhol do interior anunciou hoje a demissão dos responsáveis pela segurança do Atlético de Madrid e do Deportivo da Corunha, na sequência dos confrontos que resultaram na morte de um adepto do clube galego.

“Eu pedi a substituição dos responsáveis de segurança de cada um dos clubes (Atlético e Deportivo), depois da morte de uma pessoa”, disse Francisco Martinez, secretário de Estado da Segurança.

Um adepto do Deportivo da Corunha morreu, a 30 de novembro, na sequência de violentos confrontos entre cerca de 200 “ultras” (adeptos tidos como mais violentos) que precederam o jogo entre o Atlético de Madrid e o clube galego, na capital espanhola.

Martinez acrescentou ainda que qualquer forma de violência, física ou verbal, deve ser “irradiada” do mundo do futebol, lembrando que o Ministério vai apresentar, dentro de 15 dias, um novo protocolo de segurança para a polícia e para os clubes.

O homem de 40 anos sofreu um traumatismo craniano e uma paragem cardiorrespiratória e acabou por morrer. Mais de 20 pessoas foram detidas pela polícia, incluindo membros da claque Riazor Blues (Deportivo), do Frente Atlético (Atlético de Madrid), dos Bukaneros (Rayo Vallecano) e do Alkor Hooligans (Alcorcón).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.