O Atlético Madrid anunciou hoje que irá impedir domingo o acesso ao estádio no jogo com o Villarreal, da 15.ª jornada da liga espanhola de futebol, a adeptos que transportem bandeiras e cartazes da claque ultra Frente Atlético.

Esta medida surge após a morte de um adepto há duas semanas na sequência de confrontos entre claques do Atlético Madrid e do Deportivo da Corunha, que provocaram ainda 11 feridos.

Em comunicado, o clube anunciou ainda que “não irá permitir o acesso ao estádio a adeptos que se apresentem com símbolos proibidos pela lei desportiva e com outros dizeres políticos, racistas e xenófobos que atentem contra a dignidade das pessoas”.

O Atlético Madrid pede ainda aos seus adeptos para que se dirijam ao estádio com “antecedência suficiente”, uma vez que as medidas de segurança no controlo das entradas vão ser reforçadas.

“Todos os sócios e simpatizantes que sempre tiveram um comportamento excecional e que só querem desfrutar do espetáculo, que constituem a maioria, poderão aceder ao estádio com a normalidade habitual, tal como até agora”, refere a nota.

O campeão espanhol refere ainda que, para o jogo de domingo com o Villarreal, que se realiza pelas 19:00 (18:00 de Lisboa), foram ponderadas medidas excecionais de segurança acordadas previamente com o governo de Madrid.

Tido como jogo de alto risco, o encontro irá ser vigiado por 740 elementos, entre agentes policiais e segurança privada, tendo ainda de prevenção um efetivo de 250 agentes.

A 30 de outubro, um adepto do Deportivo da Corunha morreu na sequência de violentos confrontos entre cerca de 200 “ultras” (adeptos tidos como mais violentos) que precederam o jogo entre o Atlético de Madrid e o clube galego, na capital espanhola.

O homem de 40 anos sofreu um traumatismo craniano e uma paragem cardiorrespiratória e acabou por morrer no mesmo dia.