A Liga de Futebol Profissional (LFP) considerou hoje, em comunicado, “desproporcional” a punição imposta ao FC Barcelona pela FIFA, e ratificada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que impede a inscrição de novos futebolistas até janeiro de 2016.

"A sanção é totalmente desproporcional, inadequada e sem qualquer relação com os erros cometidos", refere a LFP em comunicado, após saber da decisão do TAS, que confirmou a sanção aplicada ao FC Barcelona por violar as regras sobre transferências internacionais de menores.

Para o organismo presidido por Javier Tebas, a sanção que impede o FC Barcelona de contratar novos jogadores até janeiro de 2016 “é desmesurada, atendendo à conduta do clube e às circunstâncias concretas do caso”.

A Liga de Futebol Profissional define La Masia (academia do FC Barcelona) como “um exemplo mundial no que respeita a escola de trabalho e formação de jovens futebolistas”.

O FC Barcelona também já manifestou o seu “total desacordo” com a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) de manter o castigo de impedir a inscrição de novos jogadores, devido a irregularidades na contratação de futebolistas menores.

Depois de terem sido punidos pela FIFA e verem o castigo confirmado pelo Comité de Recursos do organismo, os catalães veem agora o TAS manter a decisão, pelo que apenas poderão contratar jogadores em janeiro de 2016.

O clube catalão, depois de conhecer os fundamentos do TAS para manter o impedimento, revelou ainda que irá estudar as diferentes opções legais para recorrer da decisão, entre as quais levar o processo ao Tribunal Federal Suíço.

A FIFA, que tinha também multado o clube catalão em 450 mil francos suíços (cerca de 371 mil euros), considerou também responsável a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por ter autorizado o registo dos jogadores e multou a entidade em 500.000 francos suíços (cerca de 412 mil euros).