O presidente do FC Barcelona, Jose Maria Bartomeu, entende que a FIFA está “a ficar nervosa”, depois de ter tido noção do “castigo desmesurado” que impôs ao clube, com a proibição de contratar futebolistas até final de 2015.

“Não sei o que pensa Blatter [presidente da FIFA] e o que fará, mas fomos tratados injustamente. Não criámos nenhum problema, são eles que nos têm que procurar. A sanção é dura e põe em causa o modelo da ‘La Masia’ [centro de treinos]”, sublinhou o dirigente à Radio Catalunha.

Jose Maria Bartomeu continuou em tom crítico em relação ao organismo máximo do futebol, referindo que desconhece se a FIFA pretende ter um caso ‘Barça’, como um dia teve “um caso Bosman” e que a solução passar por diminuir a sanção.

O dirigente disse anteriormente que o clube ia suspender as relações com a FIFA, em virtude do castigo aplicado pelo organismo, e na segunda-feira Blatter avançou que queria falar com os responsáveis para que se encontre uma solução.

No final de dezembro de 2014, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) ratificou o castigo imposto pela FIFA, que impede o clube de inscrever novos jogadores nas duas próximas janelas de transferências, devido a irregularidades na contratação de futebolistas menores.

O responsável dos catalães falou ainda de Lionel Messi, quando se tem especulado muito quanto à possibilidade do jogador argentino deixar o clube.

“Tenho visto o Messi com uma disposição máxima. Quer acabar a carreira aqui e não há conversa sobre o seu futuro. Ele próprio fez questão de encerrar o assunto, tem contrato aqui e é feliz”, adiantou.