Johan Cruyff voltou a colocar o dedo na ferida em torno da atribuição da terceira Bola de Ouro a Cristiano Ronaldo. A antiga lenda do futebol mundial continua a ser uma voz muito crítica em relação à atualidade futebolística, e em declarações ao diário holandês De Telegraaf apelidou de "absurdo" o facto de Cristiano Ronaldo ter conquistado a terceira Bola de Ouro depois de um Mundial discreto no Brasil.

Vencedor da Bola de Ouro em 1971, 1973 e 1974, Johan Cruyff considerou que a Bola de Ouro 2014 deveria ter sido atribuída a Toni Kroos, médio do Real Madrid e da seleção alemã.

"Ao mais alto nível, é tudo uma combinação de talento individual e títulos. Desse ponto de vista, é absurdo que, pelo segundo ano consecutivo, tenha sido dado o prémio a um jogador que não jogou de forma excelente nem venceu a maior parte dos títulos. Em 2013, o Bayern Munique ganhou tudo o que havia para ganhar, e ainda assim Cristiano Ronaldo venceu o prémio ao invés de Toni Kroos ou qualquer outro jogador do Bayern", começou por dizer.

"Em 2014, Kroos foi novamente determinante na equipa que venceu o Mundial, e ainda assim ele não ficou nos três finalistas. Ronaldo foi simplesmente um espectador no Mundial. Já não consigo levar este prémio da FIFA a sério", acrescentou o antigo jogador do Ajax e do Barcelona.