O FC Barcelona manteve-se hoje a um ponto do líder Real Madrid, ao receber e vencer o Villarreal, por 3-2, num jogo da 21.ª jornada do campeonato espanhol de futebol em que esteve duas vezes em desvantagem.

Em Nou Camp, o `submarino amarelo´ complicou muito a vida ao FC Barcelona, mas um golo do argentino Lionel Messi, aos 55 minutos, acabou por confirmar o triunfo dos catalães, depois de um início de segunda parte de `loucos´.

Na luta por um lugar nas competições europeias, o russo Cheryshev (jogador emprestado pelo Real Madrid) colocou o Villarreal em vantagem aos 30 minutos, mas, em cima do intervalo, o brasileiro Neymar repôs a igualdade. No regresso dos balneários, o argentino Vietto voltou a dar vantagem aos forasteiros, aos 51 minutos, mas rapidamente o FC Barcelona protagonizou a reviravolta na partida, através de Rafinha, aos 53, e depois Messi.

Com este resultado, a formação de Luis Enrique manteve-se na segunda posição a um ponto do Real Madrid, que tem menos um jogo - recebe na quarta-feira o Sevilha - e que bateu no sábado a Real Sociedad (4-1), e com três de vantagem sobre o campeão Atlético Madrid, terceiro.

Antes, o Sevilha subiu provisoriamente ao quarto lugar do campeonato, após bater o Espanyol, por 3-2, num jogo em que o Diogo Figueira marcou um dos golos da formação da Andaluzia.

O lateral português, que já tinha marcado durante a semana para a Taça do Rei, fez o primeiro golo do Sevilha, aos 26 minutos, refazendo na altura o empate no marcador, depois de o uruguaio Stuani ter dado vantagem aos catalães, aos 15, de grande penalidade. Aos 35 minutos, Vitolo completou a reviravolta para o Sevilha e tudo ficou ainda mais difícil para o Espanyol quando o guarda-redes Casilla viu o vermelho direto, aos 40.

Mesmo assim, e depois de o Sevilha ter desperdiçado inúmeras oportunidades, os forasteiros até chegaram à igualdade, por Sanchez, aos 77 minutos, mas, aos 89, Aspas garantiu a vitória para a formação da Andaluzia, que contou com o guarda-redes Beto (saiu ao intervalo) e também com Daniel Carriço a titular.

Com este resultado, o Sevilha regressou para já ao quarto lugar do campeonato, com mais um ponto do que o Valência, que, na segunda-feira, defronta o Málaga, no jogo que encerra a ronda.

O Almeria alcançou uma preciosa vitória na receção ao Getafe, por 1-0, e abandonou os lugares de despromoção, enquanto o Levante ficou mais último, depois de perder em casa com o Athletic Bilbau, por 2-0, com um `bis´ de Aduriz.