O português José Mourinho, que esteve três épocas no Real Madrid, é o técnico, a par de Pep Guardiola, com maior percentagem de vitórias (76) e o 14.º melhor de sempre na história da Liga Espanhola de Futebol.

As conclusões surgem num estudo do Centro de Investigação, História e Estatística do futebol espanhol (CIHEFE), o qual ‘escrutinou’ a Liga desde 1928 até à última época, considerando que o argentino Helenio Herrera foi o melhor de sempre.

O trabalho, de caráter estatístico, atribui pontuações estabelecidas pelos investigadores em função de parâmetros pré-determinados, tais como o número de épocas, total de jogos, vitórias, médias de golos, sequências vitoriosas e títulos.

Em função dessas variáveis é entendido que Helenio Herrera, que conquistou quatro campeonatos em 15 épocas e dirigiu 358 jogos, foi o melhor, embora Luís Aragonés tenha sido o que treinou mais épocas (25) e Miguel Munoz o que teve mais títulos (nove).

Em Espanha, Helenio Herrera, que em Portugal treinou o Belenenses, orientou Valladolid, Atlético de Madrid, Málaga, Deportivo da Corunha, Sevilha e FC Barcelona.

Aragonés surge na lista apenas como o sétimo melhor, à frente de Pep Guardiola – que ganhou tudo pelo FC Barcelona – que é nono, e de José Mourinho, que no cômputo geral, entre 583 treinadores na Liga desde 1928, é 14.º, tendo conquistado uma Liga, uma Taça do Rei e uma supertaça com o Real Madrid.

No que diz respeito à percentagem de vitórias o caso é diferente, com Guardiola e Mourinho a compartilharem a liderança, com 76 por cento de triunfos, à frente do holandês Johan Cruyff, que obteve 59 por cento.