O Tribunal Superior de Justiça de Madrid travou a ampliação do estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu, projetada pelo presidente Florentino Pérez, ao anular uma alteração do Plano Geral de Ordenação Urbana aprovada pela câmara municipal da capital espanhola.

De acordo com os jornais El País e As, a sentença da Sala de Contencioso-Administrativo daquele tribunal foi comunicada à câmara municipal de Madrid na terça-feira, e é passível de recurso para o Supremo.

O clube presidido por Florentino Pérez queria ampliar o estádio e construir um complexo comercial e hoteleiro na fachada do Paseo de la Castellana, uma das principais artérias de Madrid. O negócio implicou uma troca de terrenos entre o Real Madrid e a câmara.

Em causa estão vários convénios entre o município e o Real Madrid assinados desde 1991. Estes acordos - que começaram com um compromisso de construir um parque de estacionamento perto do estádio e passaram à transferência de terrenos entre as duas entidades - foram analisados pela justiça e um deles, de 2011, foi considerado irregular.

Além disso, este acordo, que visava consolidar todos os outros, também está a ser objeto de investigação por parte da Comissão Europeia, que entende que pode estar em causa uma ajuda pública da Câmara de Madrid ao Real.

Em novembro de 2011, quatro meses depois de ter assinado o acordo mais polémico, a câmara aprovou um plano urbanístico que permitia ao Real fazer uma cobertura para o estádio, construir um centro comercial de 12.250 metros quadrados virado para a Castellana e construir um estacionamento de 600 lugares.

Em troca, o Real Madrid comprometia-se a converter em parque público um terreno que lhe pertence e a ceder à câmara quatro lotes em Madrid, mas precisamente quatro que a câmara já lhe tinha dado num acordo anterior. Além disso teria de pagar 6,6 milhões de euros.

Os juízes do Tribunal Superior de Justiça apreciaram o acordo de 2011 e consideram que houve uma violação da lei regional de solo e das normas do Plano Geral de Ordenação Urbana, travando aquele que era um dos projetos mais acarinhados pelo presidente do Real Madrid, Florentino Pérez.