Os serviços fiscais pediram hoje ao juiz Pablo Ruz que leve a julgamento o presidente do Barcelona, por considerar que este deve às finanças uma verba de 1,9 milhões de euros, relativa à contratação do futebolista Neymar.

Numa nota enviada ao juiz, o fiscal José Perals considera evidente que Josep Maria Bartomeu teve “total conhecimento” de que em 2014 o clube deveria ter pagado ao fisco 1.915,322 euros relativos à transferência do internacional brasileiro.

José Perals entende que a atuação de Bartomeu e do antigo presidente do clube Sandro Rossel se “enquadra numa operação perfeitamente delineada para a contratação do jogador” e numa “tentativa de ocultar aos sócios do clube a verdadeira dimensão do negócio e de evitar o pagamento de impostos”.

A 03 de fevereiro, o juiz Pablo Ruz aceitou o pedido do Ministério Público de Espanha e acusou de fraude fiscal o presidente do Barcelona no âmbito da investigação à contratação do futebolista brasileiro Neymar.

José Maria Bartomeu é suspeito de não ter declarado 2,8 milhões de euros, referentes a um prémio de cinco milhões atribuído a Neymar.

No âmbito do mesmo processo, o Ministério Público também envolveu o antigo presidente Sandro Rosell, que considera responsável por três crimes, dois de fraude fiscal e um outro económico, ao passo que o clube catalão é acusado apenas dos dois delitos de fraude fiscal.