O Real Madrid regressou este domingo às vitórias no campeonato espanhol de futebol, após bater o Levante, por 2-0, e manteve-se na segunda posição a um ponto do líder FC Barcelona, a uma semana de visitar Nou Camp.

Na 27.ª jornada, e depois de dois jogos sem vencer, incluindo uma derrota em Bilbau na última ronda, os `merengues´ superiorizaram-se ao 16.º classificado da prova com dois golos do galês Gareth Bale, ambos com intervenção de Cristiano Ronaldo, que ficou em branco numa noite algo azarada.

No estádio Santiago Bernabéu, aos 18 minutos, o internacional português viu a bola a ser afastada, após lance acrobático, acabando Bale por `faturar´ na recarga. Aos 40, Ronaldo viu um remate seu de fora da área a embater no galês, acabando o golo por ser atribuído novamente a Bale.

Depois da derrota durante a semana na receção ao Schalke 04 (4-3) para a Liga dos Campeões, o técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti, optou por deixar o guarda-redes Casillas no banco, depois de ter sido algo criticado por adeptos e imprensa, e apostou no costa-riquenho Keylor Navas na baliza. Pepe foi titular, enquanto Fábio Coentrão ficou na bancada.

Com este triunfo, o Real Madrid continuou a um ponto do eterno rival FC Barcelona, quando os dois emblemas se encontram na próxima jornada, no maior clássico do futebol espanhol.

Os `merengues´ aproveitaram também da melhor forma o deslize do Atlético Madrid no campo do Osasuna e reforçaram o segundo lugar, agora com sete pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, que é agora ocupado pelo Valência.

Na Andaluzia, sem portugueses na equipa, o Sevilha isolou-se no quinto lugar da competição, após receber e bater o Eibar, por 3-0, e colocou-se a quatro pontos dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.

O colombiano Carlos Bacca foi a grande figura da partida, ao assinar um `bis´. O avançado converteu uma grande penalidade, aos 18 minutos, e aumentou a vantagem, aos 31. O francês Kevin Gameiro fechou a contagem, aos 81.

Por seu lado, o Málaga manteve-se na luta por um lugar nas competições europeias da próxima temporada com um triunfo caseiro sobre o `lanterna vermelha´ Córdoba, por 2-0, capitalizando o empate a zero do Villarreal no campo do Almería.

Com o português Ricardo Horta na equipa titular e Duda como suplente não utilizado, o Málaga chegou ao triunfo graças a golos de Juanmi e do marroquino Amrabat na segunda parte, aos 48 e 84 minutos, respetivamente.

Do lado do Córboda, que está cada vez mais perto da descida de divisão, o extremo Bebé, jogador emprestado pelo Benfica, foi titular e manteve-se em campo até ao apito final.

Com este triunfo, o Málaga manteve a sétima posição, mas está agora a cinco pontos do Villarreal, sexto, que esta manhã foi ao terreno do Almería empatar sem golos, num encontro que teve um jogador expulso para cada lado.