Espanha

28-04-2015 18:41

Odegaard: um adolescente a quebrar recordes no Real Madrid

Martin Odegaard foi chamado pela primeira vez a uma convocatória “merengue” e pode tornar-se no mais jovem estreante e marcador do Real Madrid na Liga Espanhola.
Martin Odegaard
Foto: GERARD JULIEN

Martin Odegaard

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Tem apenas 16 anos e 132 dias e segundo grande parte da imprensa europeia, um grande futuro pela frente. Apelidado por muitos como o “Messi do Real Madrid”, Odegaard não passa ainda de um jovem norueguês que procura a sua estreia com a mítica camisola “blanca”.

E essa estreia pode proporcionar a queda de vários recordes. Em primeiro lugar, pode tornar-se no estreante mais jovem da história do clube madrileno. Alberto Rivera é o atual “dono” deste recorde, que data de 1995, quando o jogador espanhol entrou em campo com 17 anos e 111 dias. Foi a 10 de junho de 1995, num Celta-Real Madrid, que Rivera entrou em campo aos 59 minutos, para o lugar de Amavisca.

Rivera não se ficou pelo prémio de estreante mais jovem e apontou ainda um golo, facto que o tornou também no marcador mais jovem de sempre dos “merengues”. Odegaard tem ainda um ano, até abril de 2016, para bater o recorde de Rivera, no que toca ao golo mais jovem.


Na Europa, o norueguês tem um ano e oito meses para superar o recorde do mais jovem estreante do Real em competições europeias. José Rodríguez vestiu a camisola madrilena na “Champions” com 17 anos e 353 dias. Foi a 4 de dezembro de 2012, na última jornada da fase de grupos, ante o Ajax, no Bernabéu.

E por último, Odegaard tem também em “ponto de mira” ser o mais jovem marcador na Liga dos Campeões pelo Real, sendo que este recorde pertence a um “mito” dos “merengues”: Raúl, que se estreou com um ‘hat-trick’ frente ao Ferencvaros com 18 anos e 113 dias, o que beneficia o jovem escandinavo pois tem até 9 de abril de 2017 para superar os números da lenda madridista.

Conteúdo publicado por Sportinforma