O Elche deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo à manutenção na Liga espanhola de futebol, ao vencer fora o Málaga por 2-1, num embate da 25.ª ronda em que o português Duda falhou uma grande penalidade.

Com os forasteiros a vencer desde os 29 minutos, após um tento do brasileiro Jonathas, Duda, entrado aos 67, poderia ter empatado aos 75, mas não conseguiu bater o guarda-redes Manu Herrera, entrado face à expulsão de Tyton.

Mesmo com 10, o Elche aumentou a vantagem, aos 89 minutos, com um tento do croata Mario Paali, de nada valendo aos locais, também com Ricardo Horta desde os 76, o golo de Javi Guerra, aos 90+4. O Málaga é oitavo, com 47 pontos.

Antes, o Valência, orientado pelo português Nuno Espírito Santo, isolou-se no quarto lugar, ao vencer em casa o Eibar por 3-1.

A formação ‘ché’ passou a contar mais três pontos do que o Sevilha (quinto), que perdeu por 3-2 na receção ao Real Madrid, e apenas menos quatro em relação ao campeão Atlético de Madrid (terceiro), ‘anulado’ em casa pelo Athletic.

Um golo do central argentino Nicolas Otamendi colocou os locais na frente, aos 25 minutos, para, na segunda parte, Dani Parejo, aos 56, e Paco Alcacer, aos 71, selarem o triunfo, que um tento de Mikel Arruabarrena, aos 84, já não fez perigar.

O médio internacional luso André Gomes atuou os 90 minutos na formação de Valência, enquanto João Cancelo foi suplente não utilizado.

Nos outros jogos hoje realizados, destaque para o Granada, penúltimo classificado, que se manteve vivo na corrida à manutenção, ao vencer no reduto do Getafe, que ainda não está salvo, por 2-1.

Um ‘bis’ do marroquino Youssef El-Arabi, aos 14 minutos, de grande penalidade, e aos 59, selou o triunfo dos forasteiros, pelos quais Candeias não saiu do banco. Pedro León marcou para os locais, aos 45.

A meio da tabela, Espanyol e Rayo Vallecano (com Zé Castro os 90 minutos e Licá nos últimos seis) empataram a um em Barcelona, onde os visitantes faturaram por intermédio do ex-‘leão’ Emiliano Insua, aos 29. O mexicano Hector Moreno restabeleceu a igualdade, aos 80.

A prova é liderada pelo FC Barcelona, que no sábado goleou fora o Córdoba por 8-0.