A Associação de Futebolistas Espanhóis (AFE) aliou-se hoje à federação (RFEF) e ameaçou fazer greve a partir de 16 de maio, exigindo uma repartição mais justa dos direitos televisivos.

Em conferência de imprensa, na qual marcaram presença os ‘capitães’ do Real Madrid, Iker Casillas e Sergio Ramos, e FC Barcelona, Gerard Piqué, Andrés Iniesta e Xavi Hernandez, a AFE pediu “menos diferença na repartição [dos direitos televisivos] entre a primeira e segunda divisão”.

Um dia depois de a RFEF ter anunciado a “suspensão indefinida de todas as competições a partir de 16 de maio”, o presidente do AFE, Luis Rubiales, admitiu uma greve caso o governo espanhol não renegoceie o decreto-lei sobre os direitos televisivos, aprovado a 30 de abril.

O decreto governamental centraliza a venda dos direitos de transmissão televisiva e determina que os clubes na primeira divisão recebem 90 por cento do valor realizado, cabendo apenas 10 por cento aos da segunda divisão.

“A greve não será uma solução de força, mas a defesa contra o ataque aos nossos direitos. Procuramos o diálogo, porque ninguém quer este desfecho. No entanto, o governo tem de fazer a sua parte”, afirmou Luis Rubiales.

Se o futebol em Espanha parar a partir de 16 de maio, podem estar em causa as duas últimas jornadas da Liga espanhola, a 17 e 23 de maio, que incluem em embate entre Barcelona e Atlético de Madrid, e a final da Taça do Rei, um Barcelona-Athletic Bilbau no Camp Nou, a 30.

A Liga de Futebol Profissional, que gere os dois principais campeonatos, anunciou, em resposta, que interpôs ações legais contra a decisão da RFEF, considerando-a nula, e convocou os clubes para uma assembleia-geral extraordinária na próxima segunda-feira.

A RFEF discorda da repartição dos direitos televisivos e da fiscalidade que lhes é aplicada, bem como da supressão das receitas das apostas, conforme está previsto no documento aprovado pelo governo.

Mostrando um sinal de coesão dos jogadores da primeira liga, marcaram também presença na conferência de imprensa da AFE Gabi e Juanfran Torres, do Atlético de Madrid, Dani Parejo (Valência), Roberto Trashorras (Rayo Vallecano), Piti (Granada), Ignacio Camacho (Málaga), Antonio Adán (Betis), Pedro León e Sergio Escudero (ambos do Getafe).
.