Xavi revelou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, tudo aquilo que já se esperava: o adeus ao Barcelona.

“Gostaria de anunciar a minha saída do Barcelona no final desta temporada. É uma decisão definitiva. É difícil, mas é o momento de sair e mudar de ares”, declarou.

A decisão já estava tomada há uns meses pelo jogador tendo como destino o Qatar. Mas nas últimas semanas os catalães apresentaram uma proposta de renovação ao jogador que o fez pensar.

"Tomei a decisão há uns meses. O clube ofereceu-me uma proposta de renovação nas últimas semanas que me fez pensar muito, mas é o momento de ir-me", acrescentou.

Xavi recorda que "são praticamente 25 anos de Barcelona", e que por isso tem "um sentimento muito forte por esta casa", considerando-o como "o melhor clube do mundo".

Até final da temporada, a equipa catalã tem a possibilidade de conquistar a Taça do Rei e a Liga dos Campeões. Xavi garante quer dizer adeus com um triplete.

"Realmente seria uma despedida memorável. Temos de nos centrar nas finais e ganhá-las. Já conseguimos uma liga que era a competição mais justa e mais especial. Espero desfrutar cada momento até final", afirmou.

O médio de 35 anos prosseguirá a sua vida no Qatar ao serviço do Al Saad.

(em atualização)