James Harden manteve os Houston Rockets na corrida à final da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), depois de contribuir com 45 pontos, recorde da carreira nos ‘play-offs’, na vitória de segunda-feira sobre os Golden State Warriors, por 128-115.

No quarto jogo da final da Conferência Oeste, os Rockets ‘quebraram’ uma série de seis vitórias consecutivas dos Warriors, os ‘campeões’ da fase regular, e adiaram para quarta-feira mais decisões neste confronto, agora com 3-1 para a equipa de Oakland.

Eleito o jogador mais valioso (MVP) da fase regular, Stephen Curry apanhou um ‘susto’ neste quarto embate, quando sofreu uma queda aparatosa na reta final do segundo período.

O base voltou a campo no final do terceiro período e ainda conseguiu terminar com 23 pontos, marca insuficiente para se sobrepor à noite inspirada de James Harden, que reforçou a estatística pessoal com mais nove ressaltos e cinco assistências.

Ainda pelos Rockets, Josh Smith foi o outro jogador dos anfitriões a chegar às duas dezenas, com 20 pontos, mais seis ressaltos e cinco assistências.

Do lado dos Warriors, Klay Thompson, 24 pontos, e Draymon Green, 21 pontos e 15 ressaltos, repartiram o protagonismo com Stephen Curry a ‘meio gás’.

O jogo 5 está marcado para o Oracle Arena, em Oakland, na quarta-feira.