O presidente demissionário do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, vai apresentar quarta-feira a sua candidatura às eleições do clube, marcadas para 18 de julho, noticiou hoje a agência EFE.

Segundo a agência noticiosa espanhola, fora da lista de Bartomeu deverá ficar Javier Faus, vice-presidente para a área económica no executivo que ainda se encontra em funções.

A EFE garante que o número dois da lista de Bartomeu será Jordi Cardoner, que desde 2010 é vice-presidente para a área social do clube.

Na terça-feira, a direção do FC Barcelona, liderada desde 2010 por Josep Maria Bartomeu, demitiu-se para abrir caminho à realização de novas eleições, destinadas a auscultar os sócios sobre “o que querem para o clube nos próximos seis anos”.

“Apresento a minha demissão para permitir a realização de novas eleições. Os sócios devem agora escolher que modelo querem para o clube nos próximos seis anos”, disse, em conferência de imprensa, o presidente do clube catalão, cujo mandato terminava em 2016.

Apesar da conquista do ‘triplete’ no futebol – campeonato, taça e Liga dos Campeões -, o clube catalão foi palco de tensões, nomeadamente entre o treinador Luís Enrique e o avançado argentino Lionel Messi no início da época, bem como de casos judiciais envolvendo a transferência do brasileiro Neymar.

Segundo a EFE, já apresentaram a sua pré-candidatura Tony Freixa e Ahusttí Benedito, sendo esperado que Jordi Farré o faça sexta-feira.

A mesma fonte aponta como provável o surgimento de candidaturas lideradas pelo empresário Jordi Majó e por Joan Laporta, que já liderou o FC Barcelona, entre 2003 e 2010.