A transferência de David De Gea do Manchester United para o Real Madrid tinha tudo para dar certo: os dois clubes finalmente chegaram a acordo, havia também entendimento entre jogadores, clubes e empresários, só faltava colocar o "preto no branco". Ora o preto não foi colocado no branco porque, aparentemente, os documentos enviados pelo Real Madrid sobre a transferência deram entrada na Liga às 00h28 minutos.

Após longos dias de negociações, o negócio fez-se da seguinte forma, de acordo com a imprensa espanhola. O Manchester United aceitou finalmente vender De Gea ao Real Madrid, que ia pagar 30 milhões pelo guarda-redes espanhol. Os merengues também aceitaram negociar o guarda-redes Keylor Navas que seguiria o percurso inverso, mas sem entrar no negócio De Gea. Tudo isto já estava acertado às 14h00. O facto de o costa-riquenho não estar tão recetivo a uma mudança para Old Trafford atrasou as negociações mas finalmente aceitou trocar de clube indo receber quatro milhões por ano, o dobro do que recebe no Real. Van Gaal prometeu-lhe a titularidade. Os merengues iam encaixar 15 milhões pela venda de Keylor Navas.

Só que entre uma discussão e outra, entre um pormenor e outro, o tempo foi passando. E, às 23h30, quando parecia já tudo acertado, Keylor Navas e o seu representante resolveram fazer algumas modificações no contrato com o Manchester United, o que atrasou ainda mais o envio de toda a documentação.

Quando finalmente todas as partes chegaram a acordo e já tinham toda a papelada reunida, já era tarde. O Real Madrid só enviou os documentos para a Liga às 00h28 minutos. A Liga manteve-se intransigente e não aceitou a documentação já que a mesma fora enviada fora de prazo, apesar de haver acordo entre as partes. Em Inglaterra, por exemplo, em casos semelhantes, a Premier League aceita a entrada dos papéis da transferência desde que os dois clubes provem que o acordo foi alcançado antes do fecho do mercado.

Mas o Real Madrid está convencido que ainda pode apresentar De Gea. Diz a rádio Cadena Ser que os merengues vão recorrer à FIFA e provar que o acordo com o Manchester United foi alcançado às 23h59, ou seja, dentro do prazo, apesar de só terem enviado os papéis às 00h28 minutos. Antes de enviarem a documentação para a Liga, "blancos" e "red devils" comunicaram o acordo no sistema de transferências da FIFA às 23h59. E é disso que o clube irá servir-se para tentar desbloquear a situação.

Na temporada passada a Liga Espanhola registou um caso semelhante no último dia do mercado de inverno. Bryan Ruiz, agora jogador do Sporting, tinha tudo acertado para jogar no Levante mas os documentos para a transferência deram entrada na Liga uns minutos depois do fecho do mercado. O Levante até recorreu à FIFA mas a última palavra pertenceu a Liga que não aceitou abrir precedentes. O negócio caiu por terra.