O FC Barcelona somou hoje a terceira vitória na Liga espanhola de futebol, ao derrotar o Atlético da Madrid, por 2-1, na terceira jornada, com Lionel Messi a sair do banco para ser decisivo para os catalães.

Numa primeira parte bem disputada, de domínio ‘blaugrana’ destaque para um remate à trave do uruguaio Luis Suárez, na sequência de um pontapé de canto, e para nova lesão do defesa central belga Thomas Vermaelen, que foi forçado a abandonar o terreno de jogo aos 28 minutos, entrando para o seu lugar o francês Jérémy Mathieu.

Mas, apesar da melhor primeira parte catalã, acabou por ser a equipa da casa, que teve Tiago a titular, a adiantar-se no marcador, graças a um golo de ‘el niño’ Fernando Torres, aos 51 minutos, numa das poucas jogadas de ataque do conjunto ‘colchonero’. Este foi também o primeiro golo sofrido pelo ‘barça’ na competição.

No entanto, a desvantagem do FC Barcelona durou apenas quatro minutos, com o golo do empate a ser da autoria do brasileiro Neymar, aos 55 minutos. Na cobrança de um livre direito, o ‘onze’ catalão não deu hipótese de defesa ao ex-Benfica Oblak.

Com o FC Barcelona à procura do golo da vitória, Luis Enrique fez entrar Messi, suplente depois de não ter treinado com a equipa devido ao nascimento do seu segundo filho, aos 60 minutos, e acabou por ser o argentino, depois de uma boa jogada de entendimento com Suárez, a fazer o golo da vitória ‘blaugrana’, 17 minutos após entrar em campo.

Com três vitórias em três jornadas, os campeões espanhóis e europeus lideram isolados provisoriamente a Liga espanhola, com nove pontos, enquanto o Atlético de Madrid, com seis, ocupa o quinto posto, com seis pontos.

Depois da vitória de hoje sobre o Espanyol (6-0), o Real Madrid segue em segundo, com sete.

Quanto ao Valência, de Nuno Espírito Santo, conseguiu a primeira vitória no campeonato no terreno do Sporting de Gijon, graças a um golo tardio do espanhol Paco Alcacer, aos 90+1 minutos.

A equipa 'ché' contou com João Cancelo a tempo inteiro e com o regressado André Gomes, que não jogava desde que se lesionou no encontro com o Celta de Vigo, em maio, a partir dos 67 minutos, quando substituiu o ex-Benfica Enzo Pérez.

Depois de dois empates, o Valência soma agora cinco pontos, estando à provisoriamente no sexto lugar da tabela.