A justiça espanhola abriu hoje um processo contra o futebolista internacional argentino Javier Mascherano, do FC Barcelona, por, alegadamente, ter fugido ao pagamento de 1,5 milhões de euros em impostos.

O médio argentino é suspeito de ter utilizado empresas estrangeiras para ocultar do fisco espanhol receitas provenientes dos seus direitos de imagem referentes a um período entre 2011 e 2012.

Em setembro, face à investigação discal, o futebolista devolveu 1,5 milhões de euros, acrescidos de 200.000 euros de juros, na perspetiva de uma redução de pena, em caso de condenação.

De acordo com a procuradoria, o jogador “desenvolveu uma estratégia” com o objetivo de “não declarar as receitas obtidas com a marca Nike, simulando a cedência de direitos a uma empresa meramente instrumental, sediada na Madeira, em Portugal”.

A procuradoria defende que o jogador defraudou as autoridades tributárias espanholas em 587.822 euros em 2011 e 968.907 em 2012.

As alegadas ações de Mascherano para fugir aos impostos serão similares às imputadas a Messi, seu companheiro de equipa e compatriota, que enfrenta também um processo na justiça espanhola, por evasão fiscal em matéria de direitos de imagem, em valores que ascendem a 4,16 milhões de euros.