O FC Barcelona igualou hoje o Real Madrid na liderança provisória da Liga espanhola, ao bater em casa o Rayo Vallecano por 5-2, num embate em que o brasileiro Neymar marcou quatro golos e fez uma assistência.

Na ausência de Messi, o internacional ‘canarinho’ resolveu, ao ‘bisar’ de grande penalidade, aos 22 e 32 minutos, dando a volta ao tento inaugural de Javi Guerra, assistido por Bebé, e marcar mais dois na segunda parte, aos 69 e 70.

Aos 77 minutos, Neymar, que se isolou na liderança da lista dos marcadores, com oito golos, ainda assistiu Luis Suárez para o quinto tento dos locais, retribuindo o passe do uruguaio para o quarto.

Na formação madrilena, Zé Castro e Bebé (saiu aos 71 minutos) foram titulares e Jozabed fechou o resultado, aos 86, num jogo em que o resultado não mostra as dificuldades dos catalães, que estiveram muito mal defensivamente.

Antes, o Real Madrid também tinha, à condição, ultrapassado o Villarrreal (recuperará a liderança se vencer domingo na receção ao Celta de Vigo, terceiro), ao vencer em casa o Levante por 3-0, com Cristiano Ronaldo em destaque.

O ‘capitão’ da seleção lusa assistiu o brasileiro Marcelo, que inaugurou o marcador aos 27 minutos, e apontou o segundo tento, aos 30, com um remate frontal à entrada da área, em que colocou a bola junto ao ângulo inferior esquerdo.

Na segunda parte, o ‘onze’ de Rafa Benitez limitou-se a controlar os acontecimentos, com um futebol sempre muito pousado, mais ainda conseguiu chegar ao terceiro, aos 82 minutos, pelo suplente Jesé.

No outro encontro já hoje realizado, o Sevilha empatou 1-1 no reduto do Eibar, que marcou primeiro, aos oito minutos, por Borja Bastón, mas permitiu que os andaluzes chegassem à igualdade, aos 71, pelo francês Kevin Gameiro.