O Athletic recebeu hoje e venceu o Sporting Gijón por 3-0, em jogo que encerrou a nona jornada da Liga espanhola de futebol, com dois golos de Aduriz, que igualou Cristiano Ronaldo na lista dos melhores marcadores.

O ponta de lança da formação basca foi a figura do jogo ao bisar aos 42 e 67 minutos, subindo ao segundo lugar da lista de melhores marcadores do campeonato com sete golos, tantos quanto tem Cristiano Ronaldo, e menos um do que o líder, o brasileiro Neymar, do FC Barcelona.

De resto, este triunfo folgado do Athletic, que foi aberto por Markel Susaeta, aos 29 minutos, ao finalizar uma grande jogada coletiva, reflete o bom momento que a equipa basca atravessa que se traduz no quarto triunfo consecutivo em todas as competições.

A vitória do Athletic permite à equipa subir cinco lugares na tabela classificativa, de 17.º para 12.º, distanciando-se dos lugares de despromoção.

O Real Madrid e o FC Barcelona partilham o comando ao fim de nove jornadas, ambos com 21 pontos, mais dois do que o Atlético Madrid e mais três do que o Celta de Vigo.