A Justiça espanhola abriu uma nova investigação sobre Neymar (o pai do jogador), Josep María Bartomeu, atual presidente do Barcelona, e o antigo presidente Sandro Rosell, assim como o próprio clube, por suspeitas de fraude e corrupção na transferência do jogador brasileiro para o emblema catalão.

Recorde-se que todas as partes já tinham apresentado recurso, para não haver uma nova reabertura do caso, uma vez que já tinham sido investigados pela transferência de 13 milhões de euros na contratação. Mas os juízes recusaram e voltaram a tomar conta do caso.

“Neste novo caso, investiga-se a atuação supostamente criminosa dos réus em fatos que podem ser enquadrados em tipos da fraude por concessão de contratos simulados e da corrupção entre empresas, no procedimento tramitado em Barcelona são averiguados fatos cometidos pela parte espanhola dos acusados, pelos dos supostos delitos societários e tributários. Apesar de o exercício de ambas as ações criminais se apoiar nos mesmos documentos subscritos pelas partes, as condutas são diferentes, independentes, e não estão relacionadas”, disse o porta voz dos juízes, esta quarta-feira, citado pela imprensa espanhola.

O tribunal refere ainda que houve “simulação de vários contratos entre Barcelona e Santos, por meio dos quais poderia estar a ser mascarado o pagamento pela transferência dos direitos”.

No início de 2014, o FC Barcelona teve de pagar 13,5 milhões de euros à Autoridade Tributária espanhola depois de a procuradoria da Audiência Nacional ter constituído o clube arguido por crime fiscal na contratação do avançado brasileiro Neymar.

A procuradoria da Audiência Nacional estima que o crime de fraude fiscal do FC Barcelona ascende a 9.100.800 euros, montante obtido com base nas quantias envolvidas nas operações paralelas relacionadas com a contratação de Neymar: 10 milhões de euros em 2011 e 27,9 milhões de euros em 2013.

A 22 de janeiro, o juiz da Audiência Nacional Pablo Ruz aceitou o processo interposto por um sócio do FC Barcelona acerca da contratação do futebolista brasileiro Neymar, considerando que nesta pode ter existido "uma simulação contratual".

Segundo a ação, a direção do clube terá ocultado dos sócios o valor real da operação de contratação de Neymar ao clube brasileiro Santos.

De acordo com os vários contratos assinados entre as partes, o FC Barcelona pagou 95 milhões de euros pela contratação de Neymar e não os 57 milhões que o clube catalão declarou oficialmente.

A confirmar-se este valor, a transferência de Neymar, do Santos para o FC Barcelona, torna-se a mais cara de sempre da história do futebol, acima dos 94 milhões de euros pagos pelo Real Madrid pelo português Cristiano Ronaldo.

Os documentos, assinados entre novembro de 2011 e setembro de 2013, incluem comissões de vários milhões de euros destinadas à família Neymar e que até agora estavam ocultas, bem como comissões de assinatura, transferências para uma sociedade detida pelo pai do jogador (Sociedade N&N) e transferência para fundos.