A passagem de José Mourinho pelo Real Madrid foi tudo menos pacífica. O técnico esteve três épocas no Bernabéu e apenas venceu uma Liga Espanhola e uma Taça de Espanha, tendo falhado o grande objetivo de conquistar uma Liga dos Campeões.

Além disso, o português entrou em conflito com alguns jogadores importantes do plantel merengue, casos de Pepe e Iker Casillas, atual guarda-redes do FC Porto e que foi afastado por Mourinho. O português também teve problemas com Cristiano Ronaldo.

O jornalista Guillem Balague conta no seu livro "Cristiano Ronaldo: A biografia", (irá para as bancas em Inglaterra no dia 5 de novembro) que os dois portugueses estiveram quase a chegar a vias de facto no balneário em janeiro de 2013, depois de um jogo com o Valência, a contar para a primeira-mão dos quartos-de-final da Taça do Rei.

Com o Real Madrid a vencer por 2-0 e com o Valência à procura de reduzir a desvantagem, Mourinho pediu a Ronaldo para recuar e ajudar a defender o resultado. Pouco depois reprimiu CR7 por este ter feito um lançamento lateral de forma rápida mas que Ozil não conseguiu controlar, perdendo assim a bola, o que originou um contra-ataque do Valência.

No balneário, já mais calmo, Mourinho relembrou a Ronaldo que ele devia ter feito o que lhe foi pedido. "Se eles marcassem um golo...", terá dito Mourinho, algo que fez ´explodir` Ronaldo de raiva, que levantou-se de onde estava sentado e respondeu.

"Depois de tudo o que fiz por ti, é assim que me tratas? Como te atrevas a falar comigo assim?", terá gritado Ronaldo, de acordo com Balague, citado pelo ´The Telegraph`.

Um silêncio ensurdecedor tomou conta do balneário do Real Madrid, num ambiente já de si muito tenso.

Mourinho, muito calmo, tentou colocar um pouco de ´água na fervura`: “Estava a dizer isso para o bem da equipa porque precisávamos de ti atrás".

Mas como Ronaldo não estava a acalmar, o Special One tentou esquecer o assunto. Depois, aproximou-se do avançado para tentar explicar-lhe, já mais calmo, porque estava a pedir-lhe para ajudar mais a equipa. Mas como Ronaldo não estava disposto a ouvir, Mourinho perdeu as estribeiras.

"Só para que saibas, muitos pensam como eu mas não têm coragem de falar, não tem t...para te dizer isso na cara", disse Mourinho, visivelmente agastado. Balangue conta que os jogadores que presenciaram a cena já tinham falado com Mourinho e com restante staff técnico para pedir a CR7 para ajudar mais na defesa.

A situação no balneário ficou tão tensa que, conta Balangue, alguns jogadores (há quem diga que foi Casillas, outros dizem que foi Arbeloa e Khedira, outros que foi mesmo Sérgio Ramos) tiveram de segurar Ronaldo para que não chegasse até José Mourinho.

Para Ronaldo, aquela repreensão tática não era mais do que um ataque pessoal. Depois desse incidente, a relação entre os dois portugueses nunca mais foi a mesma.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.