Cristiano Ronaldo apresentou esta semana com pompa e circunstância o documentário sobre a sua vida, numa fase em que a sua carreira vive dias menos… brilhantes.

Em Londres, onde contou com o apoio natural da família e do agente Jorge Mendes, o craque português do Real Madrid atraiu muitas estrelas – do futebol e não só -, mas nem uma única figura do clube espanhol. Será este um novo sinal do ‘divórcio’ que cada vez mais se especula sobre Ronaldo e o Real?

Com efeito, só nesta temporada somam-se vários indícios de um crescente afastamento, numa recolha que o SAPO Desporto lhe expõe de seguida. Sem uma resposta clara, mas com cada vez mais pontos de interrogação pela frente…

Os 10 sinais do ‘divórcio’ entre Ronaldo e o Real:

1 - Cristiano Ronaldo estará descontente pela forma de jogar do Real Madrid, que considera demasiado defensiva, e que o coloca numa posição mais central e longe do flanco, como sempre jogou ao longo da carreira.

2 - A ausência de Benzema está também a afetar o seu rendimento nos merengues, pois o jogador português entende beneficiar muito da parceria com o francês.

3 - Ronaldo tem o segundo pior registo de golos na Liga espanhola desde que chegou a Madrid. Em 11 jornadas, o jogador português soma oito golos – cinco dos quais num só jogo -, tendo apenas feito pior na época de estreia, em 2009/10, quando tinha cinco tentos no mesmo número de rondas. Para se ter uma noção da quebra, CR7 tem nesta fase - em relação à época anterior - menos 10 golos.

4 - Segundo a imprensa espanhola, Ronaldo tem uma relação ‘fria’ com o treinador Rafa Benitez, acreditando que este não lhe reconhece devidamente a importância no seio da equipa.

5 - Mais um ano sem títulos nos merengues, o nervosismo crescente pela menor eficácia diante das balizas e a perspetiva de poder deixar escapar a Bola de Ouro que recebeu em janeiro passado podem dar azo a uma vontade de mudar.

6 - Concedeu recentemente uma entrevista à revista alemã Kicker, assumindo que deixará o Real um dia e abriu a porta à especulação.

7 - O ambiente de tensão agravou-se quando Florentino Pérez confrontou diretamente Ronaldo à frente dos jornalistas a propósito da entrevista à publicação germânica, sem esconder o seu desagrado pelas palavras de Ronaldo.

8 - A conversa amigável entre Ronaldo e Laurent Blanc, treinador do PSG, no final do jogo com os merengues, com o jogador a segredar algumas palavras ao ouvido do gaulês, o que fez soar os alarmes em Madrid face ao conhecido interesse dos parisienses.

9 - Na estreia do documentário sobre a sua vida não esteve ninguém do Real Madrid. Nem Florentino Pérez, nem Rafa Benitez, nem os colegas de equipa. No entanto, todos os seus ex-treinadores marcaram presença: Alex Ferguson, José Mourinho e Carlo Ancelotti, o anterior técnico do Real e com quem Ronaldo mantinha uma relação muito forte.

10 - Semedo, amigo pessoal de Ronaldo, revelou recentemente que Ronaldo iria deixar o Real Madrid e regressar no futuro a Inglaterra.