A Liga espanhola de futebol (LFP) informou hoje que haverá um minuto de silêncio antes de todos os jogos da 12.ª jornada do campeonato espanhol, em memória das vítimas dos atentados de Paris.

Em sinal de respeito, a LFP pediu ainda aos clubes que projetem nos ecrãs dos estádios, durante o minuto de silêncio, o ‘hashtag’ #TodosSomosFrancia (Somos Todos França).

"O futebol profissional une-se assim às mostras de condolência a nível internacional e expressa a sua solidariedade para com os familiares e amigos das vítimas”, indicou o organismo que tutela o futebol espanhol.

Além dos encontros da 12.ª jornada da primeira divisão, que terá como jogo grande o clássico Real Madrid-Barcelona, também os da 14.ª jornada do segundo escalão vão respeitar um minuto de silêncio antes do pontapé inicial.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses.

Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, que morreram, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como “ataques terroristas sem precedentes no país”.