Um dos maiores duelos futebolísticos do planeta, o clássico espanhol entre o Real Madrid e o Barcelona vai disputar-se este sábado no estádio Santiago Bernabéu.

Esta apaixonante partida é muito mais do que uma partida de futebol, uma vez que a rivalidade entre os dois clubes transcende o campo futebolístico. É o duelo de dois povos: o poder centralizador da capital Madrid contra o orgulho "solitário" do povo catalão.

Mas analisemos o clássico do lado dos números: 3,27 é a média de golos nas partidas entre o Real Madrid e o Barcelona no campeonato espanhol. Neste século, apenas uma partida terminou com um empate a zero.

21 é o número de golos apontados por Lionel Messi no clássico dos clássicos, o que faz dele o melhor marcador de sempre nestes jogos. Seguem-se Alfredo Di Stéfano, que apontou 18 golos, e Cristiano Ronaldo, que está empatado com Raul González na terceira posição, com 15 golos.

O Barcelona tem 23 títulos na Liga Espanhola, enquanto o Real Madrid soma 32 títulos na principal competição em Espanha.

O antigo defesa do Real Madrid Manolo Sanchís é o jogador que disputou mais clássicos (43). Xavi Hernández, que deixou na temporada passada o emblema blaugrana, tem 42, enquanto Andrés Iniesta se prepara para disputar o 32º clássico.

113 é o número de anos que separa o primeiro confronto entre o Real Madrid e o Barcelona. O primeiro embate ocorreu no dia 13 de maio de 1902. O nome "clássico" tem origem no nome do "superclássico" argentino entre o Boca Juniors e o River Plate.

Foram disputados cerca de 230 clássicos. O Real Madrid leva vantagem com 92 vitórias. O Barcelona venceu por 90 vezes e ocorreram cerca de 48 empates.

500 milhões é o número de espectadores que se prevê que venham a assistir ao clássico de sábado entre o Real Madrid e o Barcelona.

81.044 é a capacidade do estádio Santiago Bernabéu, palco do clássico deste fim-de-semana, que se joga este sábado a partir das 17h15.

O Barcelona lidera a Liga Espanhola com 27 pontos, mais três do que o Real Madrid.