O Valência, de Nuno Espírito Santo, cedeu hoje um empate (1-1) caseiro perante o Las Palmas e arrisca terminar a 12.ª jornada do campeonato espanhol de futebol ainda mais longe dos lugares europeus.

No Mestalla, com assistência do médio português André Gomes, Paco deu vantagem à equipa ‘che’, logo aos oito minutos, mas os forasteiros refizeram a igualdade na segunda parte, aos 57, por Viera.

Além de Gomes, João Cancelo também foi titular na equipa da casa, enquanto o Rúben Vezo entrou em campo aos 72 minutos.

Com este resultado, o Valência subiu provisoriamente ao sexto posto, mas pode perder terreno para os seus principais rivais, caso Athletic Bilbau, Eibar e Villarreal vençam no domingo.

Este empate coloca também ainda mais pressão sobre Nuno Espírito Santo, numa altura em que o técnico português é muito contestado pelos adeptos do Valência.

Por seu lado, no dérbi da Galiza, o Celta Vigo falhou a oportunidade de igualar o Real Madrid no segundo lugar, após perder no terreno do Deportivo da Corunha, por 2-0.

A formação da casa, com Luisinho no ‘onze’, chegou à vitória com golos de Perez e Jonny, na própria baliza, aos 23 e 90+4 minutos, respetivamente, enquanto Nolito, antigo jogador do Benfica, falhou uma grande penalidade para o emblema de Vigo, ainda na primeira parte.

Com Duda a titular e Ricardo Horta como suplente utilizado, o Málaga foi a Barcelona perder com o Espanyol, por 2-0, com o paraguaio Hernan Perez a bisar para a formação catalã, e pode terminar a ronda em zona de despromoção.