O Atlético de Madrid isolou-se no primeiro lugar da liga espanhola de futebol depois de bater o Levante, lanterna-vermelha da prova, por 1-0, com um golo algo estranho do ganês Partey.

Mais cedo, a 18.ª jornada de 'La Liga' tinha arrancado com o dérbi de Barcelona, que terminou com um 'nulo' e o Espanyol a obrigar o 'Barça' a perder a liderança, já que o campeão tem 39 pontos contra 41 do Atlético.

Quase a meio do calendário, o campeonato pode ficar relançado, já que o FC Barcelona ainda pode chegar aos 42 pontos, no jogo em atraso que ainda tem para acertar, e o Real Madrid pode atingir os 39, se ganhar no domingo na deslocação a Valência.

A uma jornada de se conhecer o campeão de inverno em Espanha, os três 'grandes' podem assim ficar dependentes apenas dos resultados que fizerem na segunda volta, para chegar ao título.

Dominadores, mas desajeitados, os 'colchoneros' não encontravam forma de chegar ao golo perante uma das piores equipas do campeonato espanhol. Com Jackson Martínez e Grieznmann muito perdulários, acabou por ser o suplente Thomas Partey a marcar o golo que valeu os três pontos, aos 81 minutos.

O Atlético Madrid pode queixar-se, de qualquer forma, de um penálti por assinalar aos 26 minutos, quando José Mari derrubou Angel Correa, que poderia ter facilitado a vida à equipa de Diego Simeone.

Em Cornella de LLobregat, o domínio do 'Barça' foi avassalador sobre o Espanyol, só que o golo não chegou a aparecer, apesar de duas bolas enviadas ao poste (Messi aos 36 e Suárez aos 55).

Desta feita, o tridente Messi, Suárez e Neymar ficou em branco, mau grado os 67 por cento de posse de bola da equipa, que esbarrou ante um Espanyol completamente à defesa, conseguindo assim pontuar pela primeira vez perante o vizinho nos últimos oito confrontos em Cornela de Llobregat, a nova 'casa' do clube.

O FC Barcelona tem ainda um jogo em atraso, com o aflito Sporting de Gijón, adiado devido à participação dos campeões no Mundial de clubes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.