O Barcelona recuperou hoje a liderança da Liga espanhola de futebol, ao receber e golear o Granada por 4-0, num encontro, da 19.ª jornada, em que o Lionel Messi marcou os três primeiros golos.

A dois dias de, tudo indica, receber a sua quinta Bola de Ouro, o argentino logrou o primeiro ‘hat-trick’ desde 08 de março (6-1 ao Rayo Vallecano), com dois tentos na primeira parte, aos oito e 14 minutos, e um na segunda, aos 58.

O brasileiro Neymar fechou a contagem, aos 83 minutos, igualando o uruguaio e seu companheiro de equipa Luis Suárez na liderança dos marcadores, com 15 golos, mais um do que o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

Messi inaugurou o marcador aos oito minutos, depois de uma tabela com o turco Arda Turan, que estreou na Liga pelo ‘Barça’ – tal como Aleix Vidal -, e ‘bisou’ aos 14, concluindo uma triangulação com Neymar e Suárez.

Com o jogo resolvido tão cedo, o FC Barcelona desacelerou, mas ainda marcou mais dois tentos na segunda parte, o primeiro aos 58 minutos, numa recarga oportuna de Messi, depois de um remate de Neymar ao poste direito.

Aos 83 minutos, o brasileiro também marcou, após a segunda assistência da tarde de Suárez, numa jogada em que Messi, em fora de jogo, deixou, inteligentemente, passar a bola.

Depois do ‘nulo’ no reduto do Espanyol, o ‘Barça’ regressou, assim, aos triunfos e passou a contar 42 pontos, contra 41 do Atlético de Madrid e 37 do Real Madrid, numa altura em que as três equipas têm 18 jogos disputados.

A formação de Luis Enrique tem um jogo em atraso – só o cumpre a 16 de fevereiro, em Gijon -, enquanto o Atlético de Madrid joga domingo, em Vigo. Os ‘merengues’ recebem hoje o Deportivo, na estreia do técnico francês Zinedine Zidane.