O tridente ofensivo do FC Barcelona humilhou hoje um Athletic Bilbau reduzido a dez, estando em todos os golos do triunfo por 6-0 da equipa catalã no jogo da 20.ª jornada da Liga espanhola de futebol.

Luis Suárez foi o expoente máximo do trio maravilha do ‘Barça’, ao fazer um ‘hat-trick’ e uma assistência, enquanto Neymar, com duas assistências e um golo, e Lionel Messi, que abriu o marcador de grande penalidade, completaram a exibição de luxo do vice-líder do campeonato em Camp Nou.

O filme do jogo até poderia ter sido bastante diferente, caso o remate de Javier Eraso, aos três minutos, tivesse passado uns centímetros abaixo da trave da baliza defendida por Bravo ou o guarda-redes Gorka Iraizoz não tivesse sido expulso um minuto depois, por uma falta na área dos bascos, que esteve na origem da grande penalidade que Messi, a festejar a conquista da sua quinta Bola de Ouro, não desperdiçou.

Foi aos sete minutos que o argentino, que antes do apito inicial exibiu aos adeptos o troféu recebido na segunda-feira, iniciou a goleada e foi aos 31 que começou a noite gloriosa de Suárez, a assistir Neymar para o 2-0.

A resistência do Athletic caiu ao intervalo, altura em que Messi foi substituído por precaução devido a queixas musculares, e, dois minutos depois do arranque da segunda parte, já o brasileiro retribuía o gesto ao uruguaio, assistindo-o para o seu primeiro golo da noite.

Numa noite inspirada, Neymar voltou a mostrar-se um eficaz ‘assistente’, ao colocar nos pés de Rakitić o 4-0 (62). Só mesmo Suárez conseguiu ‘eclipsar’ a exibição do terceiro melhor futebolista de 2015, com dois golos (68 e 82) que se isolou na frente da lista dos melhores marcadores da Liga espanhola, com 18 tentos.

Com esta goleada, o ‘Barça’ volta ao segundo lugar de ‘La Liga’, que o Real Madrid tinha ocupado provisoriamente ao vencer o Gijón por 5-1.

Os catalães somam 45 pontos, menos dois do que o líder Atlético de Madrid, que hoje derrotou o Las Palmas por 3-0, e mais dois do que os arquirrivais da capital espanhola, enquanto o Athletic é nono, com 28.