O futebolista argentino Javier Mascherano aceitou hoje a condenação a um ano de prisão por fraude fiscal, mas pediu ao tribunal de Barcelona a suspensão da pena e a sua substituição por multa no valor de 21.600 euros.

O tribunal ratificou o acordo entre Mascherano, o Ministério Público e os representantes do Estado espanhol, condenando ainda o defesa do FC Barcelona ao pagamento de multa de 815 mil euros por dois crimes de fraude fiscal, no valor de 1,5 milhões de euros, cometidos em 2011 e 2012.

O futebolista, que pediu a substituição da pena prisão por outra multa, de 21.600 euros, foi considerado culpado de ter utilizado empresas estrangeiras para ocultar do fisco espanhol receitas provenientes dos seus direitos de imagem.

De acordo com a acusação, o jogador desenvolveu uma estratégia com o objetivo de não declarar as receitas obtidas com a marca Nike, simulando a cedência de direitos a uma empresa meramente instrumental, sediada na Madeira, em Portugal.

O médio internacional argentino já tinha devolvido 1,5 milhões de euros, acrescidos de 200 mil euros de juros, na perspetiva de uma redução de pena, em caso de condenação, o que veio a acontecer.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.