O Real Madrid empatou a uma bola no La Rosaleda com o Málaga e poderá ter dito adeus ao título em Espanha. Os merengues têm nove pontos de desvantagem sobre o rival Barcelona, quando faltam 13 jornadas para o fim da história.

Diz a história que nunca uma equipa recuperou tantos pontos para ser campeão em apenas treze jogos. Aliás, só o Barcelona conseguiu recuperar nove pontos e ser campeão mas precisou de mais jogos. Na época 1998/1999, o Barça de Van Gaal tinha menos nove pontos que o Real Madrid à 14ª jornada, depois de perder com o Villarreal em casa por 3-1. Depois dessa derrota, a turma blaugrana somou 19 vitórias seguidas, duas derrotas e três empates, o suficiente para vencer a Liga Espanhola.

O mais perto de uma recuperação época que o Real experienciou foi na época 2006/2007, com Fabio Capello. Os merengues chegaram a ter menos seis pontos que o líder Sevilha à 25ª jornada mas acabaram e chegar ao título.

Há ainda que contar com o Atlético Madrid mas a formação colchonera não exibe a eficácia e confiança de outros tempos. O Atlético tem menos oito pontos que o líder Barça e, para ser campeão, teria de fazer como o Valência em 2003/2004: recuperar oito pontos ao líder. Algo que parece ser muito difícil neste momento, dado o momento de forma do Barcelona, a contrastar com a intermitência dos colchoneros que só conquistaram oito pontos em 15 possíveis nos últimos cinco encontros.

Tudo indica então que o Barcelona irá chegar ao seu sexto título de campeão em oito anos.