O golo de Cristiano Ronaldo em Nou Camp a ‘selar’ o resultado final não ressuscitou a luta pelo título na Liga espanhola de futebol, mas forçou o FC Barcelona a adiar a encomenda das faixas de campeão.

A vitória do Real Madrid em casa do detentor do título por 2-1 foi o ponto marcante da jornada, quando todos os vaticínios apontavam para o triunfo dos catalães, que recebiam o rival com a confortável vantagem de dez pontos quando faltam apenas sete jornadas para o final da competição.

O golo do craque português, o 42º da época e o 29º na Liga, marcado a cinco minutos do fim, quando o Real Madrid estava reduzido a dez jogadores, colocou termo na série de 39 jogos sem perder do ‘Barça’, em dia de homenagem a Johan Cruyff, o lendário holandês que foi campeão enquanto jogador e treinador pela equipa catalã.

O Real, que não ganhava em Nou Camp desde 2012, ficou a sete pontos do FC Barcelona, que permanece líder com 76, e mantém-se a um ponto do Atlético de Madrid, segundo classificado, que hoje goleou o Bétis por 5-1, quando faltam sete jornadas para o final do campeonato.

Quem não aproveitou para se aproximar dos lugares cimeiros foi o Celta, que cedeu um empate a um golo em Vigo frente ao rival Deportivo, desperdiçando a oportunidade de se aproximar do quarto classificado, o Villarreal, que soma 54 pontos e se desloca ao terreno do Eibar, no domingo.

A equipa galega subiu ao quinto lugar com 49 pontos, mas pode ser ultrapassada no domingo quer pelo Sevilha, que tem menos um ponto e recebe a Real Sociedad, quer pelo Athletic Bilbau, que tem menos dois pontos e que recebe o Granada.

O Valência, nem mesmo depois do despedimento do treinador inglês Gary Neville, consegue reverter a fase negativa que atravessa, somando mais uma derrota, deste vez em Las Palmas, por 2-1, que relega a equipa para a 15.ª posição, com seis pontos apenas acima da ‘linha de água’.