Cristiano Ronaldo foi alvo de insultos homofóbicos durante o clássico espanhol com o Barcelona, que o Real venceu por 1-2, mas a Liga espanhola não irá castigar o Barcelona depois de os adeptos terem gritado “Ronaldo maricón” para dentro de campo.

A entidade responsável pelo campeonato espanhol afirma que apenas um pequeno grupo de adeptos foram "desagradáveis" com o internacional português.

Nas últimas horas, associações contra a homofobia avançaram para uma queixa na Comissão Estatal espanhola contra a violência no desporto.

Recorde-se que a maior parte dos insultos foi durante o minuto de silêncio em honra a Johan Cruyff.

"De forma esporádica e pontual, por parte de alguns espetadores, gritaram expressões como ‘Puta Madrid e Cristiano maricón’, referindo-se à equipa visitante e a um jogador adversário. Estes gritos foram reprovados com assobios por parte dos adeptos locais, que quiseram respeitar o minuto de silêncio em memória de Cruyff. Assim, e como indicado, há a destacar o comportamento correto do restantes espetadores presentes no estádio”, disse, em comunicado, o diretor geral da segurança da Liga espanhola, Alfredo Lorenzo, que preferiu não se alongar no tema.