O presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, confirmou hoje que o clube não permitirá que Neymar dispute a Copa América e os Jogos Olímpicos Rio2016 e que o futebolista brasileiro terá de optar por uma das competições.

“Escrevemos uma carta à Confederação Brasileira de Futebol [CBF] na qual dizemos de forma muito educada e respeitosa que os futebolistas de elite necessitam de descanso, para bem do ‘Barça’ e da seleção brasileira, e pedimos que valorizem essa necessidade e que o jogador dispute apenas uma das competições”, afirmou Bartomeu, que não se coibiu de acrescentar qual das provas preferia que Neymar participasse.

Questionado diretamente pelos jornalistas, o presidente do Barça assumiu que a sua preferência vai para a participação do internacional brasileiro nos Jogos Olímpicos, alegando que Neymar poderá jogar mais vezes a Copa América, ao contrário dos Jogos.

Mostrando-se compreensivo com a vontade dos jogadores em participar nas duas competições, Bartomeu defendeu a via do diálogo com o atleta e com a CBF para ser encontrada a melhor solução, mas deixou um aviso.

“Se algum dia tivermos de nos impor, fá-lo-emos”, disse o presidente do clube catalão durante uma conferência organizada pelo fórum de opinião Barcelona-Tribuna, durante o qual não se mostrou preocupado com a renovação do craque brasileiro nem com a continuidade do argentino Lionel Messi no clube.