O futebolista português Cristiano Ronaldo está nomeado para melhor avançado e melhor jogador do ano da Liga espanhola, em iniciativa da rede social Facebook, que permite aos internautas votar nos melhores dos campeonatos espanhol, alemão e inglês.

O jogador do Real Madrid, que lidera a lista de melhores marcadores de 'La Liga', com 31 golos, concorre para o prémio de melhor jogador, ao lado de três atletas do FC Barcelona, Luis Suárez (Uruguai), Sergio Busquets (Espanha) e Lionel Messi (Argentina) e dois do Atlético de Madrid, Diego Godín (Argentina) e o ex-Benfica Jan Oblak (Eslovénia).

Na categoria de melhor avançado, Ronaldo compete com o trio do Barcelona, Suárez, Messi e o brasileiro Neymar, e com os melhores marcadores de Atlético de Madrid e Athletic Bilbau, o francês Antoine Griezmann e o espanhol Aritz Aduriz, respetivamente.

Os internautas terão também possibilidade de votar por posição, nas melhores claques e nos treinadores. Na votação inglesa, o ex-Sporting Eric Dier (Tottenham) está nomeado para revelação do ano.

O Leicester lidera o prémio de jogador do ano, com três nomeados, James Vardy (Inglaterra), Riyad Mahrez (Argélia) e N'Golo Kanté (França).

Na votação alemã, Borussia Dortmund e Bayern de Munique dividem o protagonismo nos melhores avançados, no prémio de jogador, treinador, revelação e melhor golo do ano.

Os utilizadores da rede social podem votar até 29 de abril e a entrega dos prémios terá transmissão em direto no Facebook.