Barcelona e Real Madrid vão discutir o título na última ronda do campeonato espanhol de futebol, enquanto o Atlético Madrid saiu da corrida com uma derrota no campo do Levante, por 2-1, na 37.ª e penúltima jornada.

Em Nou Camp, a formação de Luis Enrique goleou o Espanyol, por 5-0, com dois golos do uruguaio Luis Suárez, enquanto no Santiago Bernabéu o Real Madrid bateu o Valência, por 3-2, com um ‘bis’ de Cristiano Ronaldo.

Os catalães, que têm mais um ponto do que os merengues, deslocam-se na última ronda ao campo do Granada, que assegurou hoje a manutenção, enquanto o Real Madrid defronta o Deportivo, na Corunha, formação que também já sabe que vai permanecer no principal escalão.

Dias depois de assegurar a presença na final da Liga dos Campeões, o Atlético Madrid despediu-se da luta pelo título com uma surpreendente derrota no campo do Levante, último classificado da prova e já despromovido.

Fernando Torres ainda colocou os ‘colchoneros’ na frente do marcador, logo aos dois minutos, mas a formação valenciana operou a reviravolta do marcador, por Casadesus, aos 30, e pelo italiano Rossi, em cima dos 90.

No dérbi da Catalunha, o FC Barcelona chegou ao intervalo a vencer por 1-0, com um golo de Lionel Messi, aos oito minutos, e construiu a goleada na segunda parte, com Suaréz a ‘faturar’ aos 52 e 61, e com remates certeiros de Rafinha e Neymar, aos 74 e 83, respetivamente.

Na capital espanhol, com Pepe no banco de suplentes, Ronaldo abriu a contagem, aos 26 minutos, e Benzema aumentou a vantagem, aos 42. No arranque da segunda parte, o ex-benfiquista Rodrigo marcou para o Valência, aos 55, mas Ronaldo respondeu pouco depois, aos 59, alcançado o ‘bis’.

O capital da seleção portuguesa foi substituído Arbeloa, aos 79 minutos, e já não estavam em campo quando o português André Gomes reduziu a diferença, aos 81. O médio entrou em campo na segunda parte para o lugar do compatriota João Cancelo. Destaque ainda para um vermelho direto mostrado a Rodrigo, aos 83.

O Celta Vigo assegurou o acesso às competições europeias da próxima época, com um triunfo caseiro sobre o Málaga, por 1-0, enquanto o Sevilha ficou obrigado a conquistar a Liga Europa para ter futebol europeu em 2016/17, já que foi goleado em casa pelo Granada (4-1) no regresso de Beto à baliza. O guarda-redes já não atuava desde o ano passado. Diogo Figueira foi também titular, enquanto Carriço entrou na segunda parte.

Na luta pela permanência, Getafe, Sporting Gijon e Rayo Vallecano vão lutar para ficar no principal escalão na última jornada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.