André Gomes protagonizou uma das transferências mais mediáticas deste defeso e vai juntar-se ao Barcelona. No clube catalão, o médio vai ser o nono jogador com nacionalidade portuguesa na história do emblema a vestir a camisola do Barcelona.

Com efeito, o antigo jogador do Valência vai seguir as pisadas de alguns dos grandes nomes da história do futebol.

A ‘lista’ de portugueses que jogaram no Barcelona conta com Luís Figo, Fernando Couto, Vítor Baía, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Jorge Mendonça, Deco e Edgar Ié. Este último jogador, internacional sub-21, teve uma curta passagem pelo clube espanhol e fez apenas um jogo na Taça do Rei frente ao Huesca.

O Sporting surge como o maior ‘fornecedor’ de jogadores ao Barcelona. Do clube ‘leonino’ saíram para Espanha Figo, Simão, Ié e Quaresma. Por sua vez, o FC Porto também contribuiu para esta história com as transferências de Vítor Baía e Deco. Fernando Couto foi contratado ao Parma de Itália.

Por fim, Jorge Mendonça foi o primeiro português, nascido em Luanda, a jogar no clube espanhol. Em 1967, o avançado, que até então jogava no Atlético de Madrid, seguiu carreira para o Barcelona. Nos catalães, Mendonça jogou duas épocas.

Em termos de treinadores, a história do Barcelona conta apenas com um treinador: José Mourinho. A presença do ‘special one’ foi muito discreta e sem grande peso na história. A passagem de Mourinho pelo clube foi numa fase primária da sua carreira, numa altura em que o português era apenas treinador adjunto de Bobby Robson.

André Gomes foi contratado ao Valência por 35 milhões de euros, mais 20 milhões que serão pagos caso o jogador cumpra certos objetivos. Relembre-se de que o internacional português era um dos jogadores mais valorizados com o Campeonato da Europa e estava a ser apontado ao Real Madrid e Juventus.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.