É um dos dados estatísticos que está a dar que falar em Espanha: o guarda-redes Ter Stegen fez mais passes que 185 jogadores na 2ª jornada da Liga Espanhola.

Para se ter uma ideia, apenas 11 jogadores (dos que fizeram 90 minutos) das 20 equipas da Liga fizeram mais passes que o guarda-redes alemão do Barcelona. É um recorde na Liga Espanhola que dantes pertencia a Claudio Bravo, chileno que trocou o Barcelona pelo Manchester City este verão. Bravo tinha feito 44 passes, curiosamente também no San Mamés, num jogo frente ao Athletic Bilbao.

No jogo em San Mamés, ganho pelos catalães por 1-0, golo de Rakitic, Ter Stegen fez 62 passes, com 51 a chegarem ao destino desejado. O guarda-redes do Barcelona só foi batido por N'Zonzi (81), Koke (77), Marcos Llorente, Piqué (74), Umtiti , Kolo (72), Sergi Roberto, Savic, Viera (67), Sergio Ramos (64) e Laguardia (64).

Por exemplo, Toni Kroos, um dos médios mais influentes no meio-campo do Real Madrid, apenas fez 52 passes na vitória dos merengues ante o Celta de Vigo.

Estes números de Marc-André Ter Stegen não são de estranhar, dada a forma de jogar do Barcelona. Na equipa de Luis Enrique, os guarda-redes são importantes na primeira fase de construção de jogo. Raramente pontapeiam a bola para a frente sem qualquer sentido, preferindo sempre jogar curto para um colega da defesa.