A Liga espanhola de futebol deseja testar o vídeo árbitro já a partir da próxima época, tendo já pedido à federação que contacte as instâncias internacionais competentes para avançar com a experiência.

“A 12 de agosto, La Liga enviou uma carta ao comité técnico da arbitragem da federação convidando-os a iniciar a experiência com a assistência ao vídeo árbitro”, revelou a instituição, em comunicado.

A experiência seria feita nos jogos da Taça do Rei e na Supertaça.

Esta tecnologia já está a ser testada nos Estados Unidos e as federações de Portugal, Alemanha, Holanda, Brasil e Austrália já manifestaram intenção de utilizar o sistema.

O jogo particular Itália-França (1-3) de quinta-feira foi o primeiro desafio internacional a usar o sistema, com o árbitro holandês Bjorn Kuipers ligado por auricular durante o jogo aos operadores desta tecnologia.

“Foi a primeira vez usado a este nível, com equipas nacionais. Estamos a avançar”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino, que admite que o sistema pode vir a ser utilizado no Mundial2018 da Rússia.

“Se funcionar, então claro que todo o mundo do futebol ficará feliz por ter este sistema a ajudar os árbitros nos maiores torneios internacionais”, acrescentou o dirigente.

Ao contrário dos campeonatos inglês e italiano, em Espanha ainda não foi adotada a tecnologia de linha de golo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.